Olá amigos,
hoje compareci à reunião pública com a Fundação Municipal de Cultura para aprovar o decreto que fundamenta o edital de eleição do tão longamente almejado Conselho Municipal de Cultura.
Como de costume, a galera do Movimento Nova Cena estava presente e, da área musical, registrei a presença do Lucas Mortimer (Coletivo Pegada), Makely Ka (Comum), Leonardo Cezário (Hip Hop do viaduto Sta. Tereza), Jane Medeiros (produtora) mais alguns que não me lembro os nomes.
A reunião era para votar as alterações feitas no decreto 13.825, que regulamenta a lei que cira o Conselho Municipal de Cultura de BH, por uma comissão eleita na última reunião pública devido às grandes falhas do documento. A partir dessas mudanças o edital de eleição do Conselho poderia ser aprovado e a eleição finalmente, ocorreria.
Estou conjugando no futuro do pretérito porque, por alguns momentos na reunião hoje o quebra pau foi tão grande que achei que não resolveríamos nada.
Representantes de algumas entidades do teatro e da dança, como o SINPARC, o SATED e o Fórum das Casas de Espetáculos de Belo Horizonte tumultuaram a reuião opondo-se irredutivelmente à proposta de alteração do decreto que desprivilegiava as associações civis juridicamente organizadas do direito exclusivo de voto para a vaga que cabe à categoria artística a que pertence, o famoso Art. 5º.
Mas, no final, após o que me pareceram horas de colocações contra e a favor (aliás, foram horas mesmo, a reunião marcada para 14h, começou às 15h, praticamente, e terminou às 18h30) os representantes dessa entidades, já hostilizados e desqualificados pela maioria da assembléia impaciente com a postura petulante demosntrada, resolveram se retirar. O que, na minha opinião, foi para o melhor, pois pudemos enfim votar as propostas e aprovar as mudanças cuidadosamente elaboradas pela comissão.
Tanto o art. 5º quanto as outras sugestões de alteração do decereto foram aprovadas.
E agora, estamos mais perto da criação do Conselho!!!
Comemoremos essa vitória do movimento cultural de BH!!!
E fiquem atentos, porque o precesso ainda não terminou.
Em breve, mais notícias!
Abraços otimistas!
Barbara
Nenhum comentário:
Postar um comentário